MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO- ETAPA BÁSICA

MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO DE ETAPA BÁSICA ABORDANDO 13 ITENS



1.NOME PRÓPRIO

  •  Já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Também identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo, inclusive, a letra inicial. 
  • Com auxílio, identifica seu nome e sua letra inicial, sendo incentivado neste sentido pela professora e por amigos. Com apoio da ficha, copia seu próprio nome sem erros ortográficos.
  •  Apesar do incentivo da professora e dos colegas, o aluno não consegue identificar seu próprio nome, nem a letra inicial. Mesmo com apoio da ficha, não é capaz de copiar seu próprio nome, necessitando desenvolver a coordenação motora fina, a percepção visual e a concentração dirigida. 


2.APRENDIZAGEM

  • O aluno é extremamente independente e realiza todas as atividades sem apresentar dificuldades. Possui ótima assimilação e fixação de conteúdos. 
  • O processo de assimilação e fixação de conteúdos ocorre em ritmo lento, necessitando de um tempo maior para a consolidação de conteúdos. A aprendizagem do aluno vem melhorando gradativamente.
  •  O aluno é muito dependente e realiza todas as atividades apresentando muitas dificuldades. O processo de assimilação e fixação de conteúdos é bastante prejudicado, necessitando de apoio dirigido nas tarefas individuais.


 3.AUTONOMIA

  •  É autônomo e seguro para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda do professor nos conceitos que já conhece. 
  • O desenvolvimento da autonomia do aluno está em processo. Em determinados momentos, ainda apresenta insegurança para realizar suas tarefas, mesmo àquelas que já sabe.
  •  É inseguro para realizar as tarefas propostas, necessitando desenvolver a autonomia. Sempre solicita ajuda do professor, mesmo nos conceitos que já conhece.


 4.PARTICIPAÇÃO

  •  É extremamente participativo, respondendo, opinando, dialogando e interagindo com a turma todas as vezes em que é solicitado pelo professor. 
  • O aluno necessita ser mais participativo, interagindo somente quando cobrado pelo professor.
  •  Não é participativo nas aulas, deixando de responder e de interagir com a turma todas as vezes em que é solicitado pelo professor. É tímido e apático para com os colegas.


5. EGOCENTRISMO 

  • Demonstra ter superado o egocentrismo, conseguindo dividir espaços e ambientes com maior facilidade e deixando de ser o centro todo o tempo.
  •  Aos poucos, o aluno está deixando de ser egocêntrico. A questão do individualismo vem sendo trabalhada a partir do compartilhamento de materiais coletivos, como brinquedos e jogos.
  •  Ainda encontra-se em uma fase bastante egocêntrica. É individualista e não permite que peguem suas coisas. Reage negativamente ao ser pressionado a compartilhar objetos de uso coletivo, como lápis de cor, brinquedos e jogos.


 6.CONCENTRAÇÃO 

  • É bastante concentrado nos momentos destinados às atividades individuais, fazendo-as com zelo e capricho. Demonstra muito interesse na realização das tarefas propostas e consegue manter-se atento durante a realização das mesmas. 
  •  A atenção dirigida ainda está em processo de desenvolvimento.
  •  Não é concentrado. Necessita desenvolver a atenção dirigida nos momentos destinados às atividades individuais, para fazê- las com zelo e capricho. Tem extrema dificuldade de permanecer em silêncio nos momentos solicitados. 


7.RELACIONAMENTO

  •  Relaciona-se muito bem com todos os colegas da classe, até mesmo ajudando-os quando necessário. Gosta de realizar trabalhos em grupo e não é agressivo nem apático. Permanece tranquilo todo o tempo, estabelecendo relações de amizade, partilhando materiais, demonstra comunicação mais fácil. 
  • Segue a rotina com facilidade, demonstrando uma boa compreensão. Está interagindo melhor com o grupo e comunicando-se mais frequentemente e com menor nível de agressividade em seus relacionamentos interpessoais. 
  • Não se relaciona bem com os colegas da turma. É agressivo e egocêntrico. 


8.CALIGRAFIA

  •  Possui caligrafia excelente, é caprichoso e não apresenta erros ortográficos na escrita com apoio. Seus trabalhos são muito bem feitos, resultado de seu empenho e dedicação. 
  • Sua caligrafia vem melhorando gradativamente, resultado de um trabalho com cópias de letras, frases, palavras e pequenos textos do quadro branco. 
  • A caligrafia do aluno deixa muito a desejar. Escreve com letras faltando e em posições incorretas. Também apresenta muitos erros ortográficos na escrita com apoio. Necessita melhorar a grafia através do treino na cópia de letras, frases, palavras e pequenos textos do quadro branco.


9. PERCEPÇÃO VISUAL & COORDENAÇÃO MOTORA

  •  Possui percepção visual plenamente desenvolvida, assim como a coordenação motora, não apresentando erros na grafia de letras e números. Está em excelente nível de desenvolvimento da coordenação viso motora. 
  • Sua percepção visual vem melhorando gradativamente, assim como a coordenação motora. Necessita realizar mais atividades para o desenvolvimento de tais habilidades, como cópias, e exercícios de completar letras, desenhos e outras figuras. 
  • O aluno necessita urgentemente desenvolver a coordenação motora e a percepção visual para o reconhecimento e a grafia de vogais, numerais e do próprio nome. Não tem firmeza para segurar o lápis e possui muita dificuldade para a escrita.


10. DISCIPLINA 

  • O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula, quanto nas atividades recreativas realizadas no pátio da escola. Permanece tranquilo, estabelecendo relações de amizade com naturalidade e frequência, travando diálogos e expressando sentimentos, convivendo com todos de forma harmônica. 
  • O aluno apresenta comportamento satisfatório em sala de aula. Porém, em determinados momentos, apresenta-se agitado, principalmente nas atividades recreativas realizadas no pátio da escola. Em certas ocasiões, desrespeita os combinados da turma, fazendo-os valer somente quando lhe é conveniente. 
  • O aluno é extremamente indisciplinado. Não respeita os combinados da turma e nem as regras da escola. Mesmo sendo corrigido inúmeras vezes pelo professor e demais funcionários da escola, continua a desrespeitar os princípios da boa convivência em comum. 


11.IDENTIFICAÇÃO DE LETRAS

  •  Já reconhece plenamente todas as vogais e as consoantes do alfabeto, não apresentando dificuldades para a identificação das mesmas. Também consegue grafá-las sem dificuldades. 
  • Reconhece parcialmente as letras do alfabeto, apresentando insegurança e confusão na identificação de algumas delas. 
  • Possui muita dificuldade para identificar as letras do alfabeto, mesmo aquelas já trabalhadas pela professora em diversas atividades. Confunde-se bastante para identificar as letras e precisa desenvolver a percepção visual para a diferenciação das mesmas.


 12.IDENTIFICAÇÃO DE NUMERAIS

  •  Já é capaz de contar e registrar numerais corretamente. Já relaciona quantidades e seus respectivos números.
  •  Está desenvolvendo o conceito de numeral, contando nos dedinhos e participando de atividades lúdicas.
  •  Necessita desenvolver o conceito de numeral, aprendendo a contar nos dedinhos e registrar o número correspondente. Também precisa aprender a relacionar quantidades e numerais.


13. LINGUAGEM ORAL

  •  O desenvolvimento da linguagem oral e da articulação das palavras esta bem desenvolvida e vem sendo ampliada com músicas, reconto de historias e fichas ilustradas, além de jogos diversos.
  •  Responde a perguntas feitas e reconta histórias com facilidade e coerência dos fatos. A linguagem oral ainda está em processo, sendo trabalhada com músicas, parlendas e trava línguas. 
  • Percebe-se que o aluno ainda tem muitas dificuldades de verbalizar certos fonemas, o que vem sendo trabalhado com músicas, jogos, parlendas e trava línguas.

Comentários