QUESTÕES CONCURSO PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA PEB I

Questões do Concurso pra professor PEB I com GABARITO, realizada em feveiro de 2016, na cidade de Potirendaba. 




LÍNGUA PORTUGUESA

Texto para questões de 1 a 3


"O ser humano é como um balde furado. Não adianta tentar encher com água, ele sempre vai acabar vazando. Foi Platão quem disse isso - e ajuda a explicar por que, mesmo possuindo, consumindo, conquistando e fazendo cada vez mais coisas, a sociedade moderna parece cada vez mais aflita. Esta série de livros, idealizada pelo filósofo suíço Alain de Botton, usa as ideias de gigantes do pensamento (Pascal, Camus, Heidegger, Proust, Freud, Kafka e Schopenhauer, além do próprio Platão) para decodificar a essência da vida. E, a partir daí, sugerir um novo jeito de encarar as coisas. O melhor (e mais oportuno) livro da série é Como Lidar com a Adversidade. Comece por ele e, se gostar, leia os outros."

 Disponível em: http://super.abril.com.br/ideias/e-a-coisa-esta-feia-entao-leiaisto. Acesso em 05.02.2016.


 1.É possível afirmar que ocorreu no texto a linguagem conotativa em:

a) ” Foi Platão quem disse isso (...)”
b) ” Comece por ele e, se gostar, leia os outros.”
c) “(...) além do próprio Platão para decodificar a essência da vida.”
d) “O ser humano é como um balde furado.”

2. O texto basicamente apresenta a voz verbal:

 a) ativa
b) reflexiva
c) passiva analítica
d) passiva sintética

3. A frase que melhor pode ser comparada à ideia expressa no trecho “O ser humano é como um balde furado. Não adianta tentar encher com água, ele sempre vai acabar vazando.”:

a) “O homem é um ser ansioso pela felicidade; no entanto não a suporta por muito tempo.” (Herman Hesse)
b) “O ser humano é uma obra inacabada.” (Joni Baltar)
c) “És livre, escolhe, ou seja: inventa.” (Jean Paul Sartre)
d) “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)

Texto para questões de 4 a 9:

A Serenata Adélia Prado

 Uma noite de lua pálida e gerânios ele viria com a boca e mão incríveis tocar flauta no jardim. Estou no começo do meu desespero e só vejo dois caminhos: ou viro doida ou santa.
Eu que rejeito e exprobo o que não for natural como sangue e veias descubro que estou chorando todo dia, os cabelos entristecidos, a pele assaltada de indecisão. Quando ele vier, porque é certo que vem, de que modo vou chegar ao balcão sem juventude? A lua, os gerânios e ele serão os mesmos - só a mulher entre as coisas envelhece. De que modo vou abrir a janela, se não for doida? Como a fecharei, se não for santa?

Disponível em: http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/p01/p010265. htm.Acesso em 05.02.2016.

4. A idealização do amado na visão do eu-lírico fica evidente nos versos:

a) ”Uma noite de lua pálida e gerânios /ele viria com a boca e mão incríveis/ tocar flauta no jardim.” b) ”Quando ele vier, porque é certo que vem,”
c) ”De que modo vou abrir a janela, se não for doida? /Como a fecharei, se não for santa?”
 d) ”descubro que estou chorando todo dia,/os cabelos entristecidos,/ a pele assaltada de indecisão.”

 5. O eu-lírico apresenta um estado emocional:

 a) seguro.
b) conflitante.
c) encantado.
d) triste.

6. Os versos “De que modo vou abrir a janela, se não for doida?/Como a fecharei, se não for santa?” apresentam:

 a) comparação.
b) hipérbole.
c) antítese
d) paradoxo.

7. Em “descubro que estou chorando todo dia,” tem-se:

 a) período composto subordinado.
b) período simples.
c) período composto coordenado e subordinado.
d) orações reduzidas.

8. Em “Uma noite de lua pálida e gerânios/ ele viria com a boca e mão incríveis” As palavras em negrito são respectivamente:

a) adjetivo; substantivo; advérbio.
b) substantivo; substantivo; adjetivo.
c) adjetivo; substantivo; substantivo.
d) adjetivo; substantivo; adjetivo.

9. Em “- só a mulher entre as coisas envelhece.” / “Como a fecharei, se não for santa?”, todas as palavras em negrito apresentam:

a) dígrafos.
b) encontros consonantais.
c) o mesmo número de fonemas e letras.
d) encontros vocálicos.

Texto para questão  10

De Janeiro a janeiro
 Nando Reis 

Não consigo olhar no fundo dos seus olhos
 E enxergar as coisas que me deixam no ar, deixam no ar
As várias fases, estações que me levam com o vento
E o pensamento bem devagar

Outra vez, eu tive que fugir
Eu tive que correr, pra não me entregar
As loucuras que me levam até você
Me fazem esquecer que eu não posso chorar

Olhe bem no fundo dos meus olhos
E sinta a emoção que nascerá quando você me olhar
O universo conspira a nosso favor
A consequência do destino é o amor
Pra sempre vou te amar

Mas talvez você não entenda
Essa coisa de fazer o mundo acreditar
Que meu amor não será passageiro
Te amarei de janeiro a janeiro
Até o mundo acabar

Até o mundo acabar
Até o mundo acabar
Até o mundo acabar (...)

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/nando-reis/de-janeiro-a-janeiro.html.Acesso em 06.02.2016

10. A alternativa que melhor expressa a ideia central do texto acima é:

a) a perfeição do amor.
b) a necessidade do encontro amoroso.
c) as consequências causadas pelos olhos dos amantes.
d) uma declaração de amor.

LEGISLAÇÃO, PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

11. Produz ressentimento e hostilidade por parte do aluno; leva a criança ao cansaço emocional; destrói o moral da classe; gera violência por parte dos alunos. Estamos “falando” da prática continuada...

a) da competição;
b) do castigo;
c) após a fadiga;
d) do trabalho em grupo

12. Nos dizeres do artigo 5º da Constituição Federal, há previsão de que a lei não prejudicará:

a) O direito adquirido, o ato jurídico imperfeito e a coisa julgada.
b) O ato jurídico perfeito, a coisa julgada e o direito requerido.
c) O direito adquirido, a coisa julgada e o ato jurídico adquirido.
d) O direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

13. Em conformidade com as normas da lei Federal 9394/96 não é um principio para ministração do ensino:

a) respeito à liberdade e apreço à tolerância.
b) vinculação entre a educação escolar, o trabalho voluntário e a renda familiar, visando direcionar e condicionar a população ativa às necessidades sociais.
c) coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
d) garantia de padrão de qualidade.

14. Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) estabelecido na lei Federal 11494/07, é correto afirmar que.

a) São integralmente provenientes dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios.
b) São formados com recursos provenientes das três esferas de governo.
c) Devem ser aplicados integralmente na remuneração dos professores da educação pública.
d) A fiscalização de sua aplicação, nos estados e municípios, é atribuição exclusiva dos tribunais de contas estaduais.

15. No que aduz a Lei Municipal 2142/07, especificamente art. 20 os docentes que solicitarem exoneração de seus cargos:

a) Não poderão participar de novos concursos de provas e títulos no prazo de 3 (três) anos.
b) Não poderão participar de novos concursos de provas e títulos no prazo de 1 (um) anos.
c) Poderão participar de novos concursos de provas e títulos, desde que não seja para o cargo, emprego ou função que executava no ato da exoneração.
d) Poderão participar de novos concursos de provas e títulos, desde que respeitadas as exigências legais.

16. De acordo com as Diretrizes curriculares para Educação Especial, assinale a opção incorreta quanto a essa modalidade de educação.

 a) O atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, realizado em classes comuns do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da educação básica, não pode ser considerado educação especial por se configurar como inclusão.
 b) Essa é uma modalidade da educação escolar compreendida por um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, para, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns.
 c) A educação especial deve garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica.
d) Essa modalidade de educação deve proporcionar atividades que favoreçam, ao aluno que apresente altas habilidades/ superdotação, o aprofundamento e enriquecimento de aspectos curriculares, mediante desafios suplementares em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino.

17. Analise as informações abaixo referentes ao “conhecimento prévio dos alunos” e responda:

 I. O conhecimento prévio não deve ser confundido com conteúdo já ensinado pelo professor.

 II. O conhecimento prévio costuma ser convencional e proporcional ao entendimento do professor.

 III. O conhecimento prévio faz parte das novas relações que os alunos estabelecem em situações ainda não experimentadas, o que evidencia que o conhecimento se constrói de forma aparentemente desorganizada e apresenta contradições que nem sempre são reconhecidas pelo aprendiz.

a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

18. Em linhas gerais, a Educação do Deficiente Mental em sua história pode ser caracterizada por três tendências a partir do desenvolvimento demarcado dentro de uma cronologia, tendo como referência três concepções em sua prática educacional, não querendo com isso separar uma da outra, e nem configurar uma de forma delimitada. São elas:

a) Segregacionista, interacionista e inclusivista;
b) Assistencialista, modelo clínico e integracionista;
c) Segregacionista, assistencialista e inclusivista;
d) Segregacionista, modelo clínico e integracionista.

19. Observe as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa correta.

 I) A inteligência da criança na fase inicial do desenvolvimento é mais sensório-motora, mais corporal e perceptivo-motora.

II) A linguagem não é beneficiada pelas habilidades cognitivas.

III) A criança portadora de deficiência mental na faixa de 07 a 11 anos de idade não precisa frequentar escola, porque não vai mesmo aprender.

IV) O desenvolvimento intelectual da criança com deficiência mental realiza-se mais lentamente do que o da criança não portadora de deficiência.

 Estão corretas apenas as assertivas:

 a) III e IV;
b) I e III;
c) II e III;
d) I e II.

20. Quando um(a) professor(a) pede a uma criança para trazer xícaras para todos à mesa, ela pode dizer: _ “Você pode trazer seis xícaras?”, ou: _ “Você poderia trazer xícaras que deem para todos?”.

A última forma é um exemplo de linguagem que envolve:
a) inclusão de classes;
b) contagem mecânica;
c) quantificação lógica;
d) abordagem espacial.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 

21. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I. Participar da vida política, independentemente da lei;

II. Buscar refúgio, auxílio e orientação.

a) Ambos estão incorretos;
b) Ambos estão corretos;
c) Apenas II está correto;
d) Apenas I está correto.

22. O acesso à educação básica _____ é direito _____ ______, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

 a) Obrigatória – Privado subjetivo;
b) Obrigatória – Público subjetivo;
c) Facultativo – Privado objetivo;
d) Facultativo – Privado subjetivo.

23. O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá, exceto:

a) Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica;
b) Fazer-lhes a chamada pública;
c) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola;
d) Impor avaliação institucional classificatória.

24. Fundaram o primeiro colégio em 1549 na Bahia, intitulado Colégio dos Meninos de Jesus a princípio era para educar meninos índios, alfabetizar na língua portuguesa, catequese, aritmética e canto e manejo de instrumentos musicais:

a) Os Jesuítas;
b) As vertentes migratórias sulistas;
c) Os bandeirantes;
d) Os índios Tupinambás.

25. Leia com atenção:

 I. Criação da Associação Brasileira de Educação;

II. Período Pombalino;

III. O Ministro Fernando Lobo regulamentou a criação das escolas de Ensino Superior.

Tendo em vista a história da educação, a ordem cronológica dos itens acima é:
a) III – I – II;
b) III – II – I;
c) II – I – III; d) I – II – III.

26. Assinale a alternativa incorreta. Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

a) Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

b) Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

c) Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para desconstruir regressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

d) Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionandose contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

27. Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Não é uma possibilidade para sua utilização:

a) Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar;
b) Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos;
c) Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula;
d) Escamotear as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis.

28. A filosofia da educação é o campo que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a educação. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, e vários pensadores dele se ocuparam.

Sobre o trecho acima:

a) Está completamente incorreto
b) Está completamente correto;
c) Apenas a primeira frase está correta;
d) Apenas a primeira frase está incorreta.

29. Uma das grandes questões da filosofia da educação é a _____ entre a educação como transmissão do conhecimento versus a educação _____, como um incentivo à habilidade ______ por parte do aluno.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

a) Dicotomia – Crítica – Questionadora;
b) Remissão – Crítica – Apaniguadora;
c) Remissão – Acrítica – Apaziguadora;
d) Dicotomia – Acrítica – Tenaz.

30. Não corresponde a uma teoria educacional:

a) Escola Nova;
b) Regressiva;
c) Tradicional;
d) Renovada.

31. Não corresponde a um pensador que se debruçou sobre a questão da Educação:

a) Martin Heidegger;
b) Michel Foucault;
c) Maria Montessori;
d) Hermann Göring.

32. Sobre a Sociologia da Educação:

I. É uma ciência que estuda a forma de relacionamento entre os grupos, assim como as consequências dessa relação. Seu principal objetivo é o estudo da sociedade, focalizando na educação como uma forma importante de relacionamento entre as pessoas;

II. Essa ciência é significativa para a conscientização social e a formação do espírito crítico. É também uma forma de aperfeiçoar o conhecimento social, auxiliando os interessados a compreenderem melhor o comportamento dos grupos sociais.

Sobre os itens acima:

a) Ambos estão corretos;
b) Apenas I está correto;
c) Apenas II está correto;
d) Ambos estão incorretos.

33. É incorreto afirmar sobre a Psicologia da Educação:

a) É o nome dado ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação;
b) São seus teóricos, entre outros, Piaget, Skinner e Carl Rogers;
c) São seus opositores, entre outros, Vygotsky e Alexander Luria;
d) É seu foco não apenas a Pedagogia como também a Andragogia.

34. Leia com atenção:

(_) A didática para assumir um papel significativo na formação do educador deverá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais desenvolver um processo de ensino –aprendizagem;
(_) Não cabe à didática ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico;
(_) A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosóficopolíticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento;
(_) Ao exercer seu papel específico, a didática estará apresentando-se como o mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas educativas.

 Levando-se em consideração que V significa Verdadeiro e F significa Falso a sequência das proposições acima é:

a) F – F – V – V;
b) V – V – F – F;
c) F – V – F – V;
d) V - F – V – F.

35. Não é uma orientação válida para uma aula ser proveitosa:

a) Antes de cada aula, dê uma visão geral do que vai ser ensinado, sem medo de adiantar assuntos que os alunos desconhecem;
b) As aulas devem ser curtas e extremamente subjetivas;
c) Faça analogias com outros assuntos, instigando o aluno a pensar antecipadamente;
d) Explique os assuntos numa sequência lógica e didática.

36. Examine as recomendações educacionais abaixo:

I - Evite mostrar para a turma qual a utilidade e a frequência de uso de cada item, fórmula ou lição. Explicar a finalidade de cada item na vida profissional do aluno pode desmotivá-lo;

II - Evite aulas técnicas demais. Conduza-a de uma maneira que os alunos entendam, pois eles, supostamente, nunca viram o assunto antes.

 Sobre os itens acima:

a) Apenas I está correto;
b) Ambos estão corretos;
c) Ambos estão incorretos;
d) Apenas II está correto.

37. Avaliar não consiste somente em aplicar provas e dar notas, avaliar vai muito mais além. A avaliação da aprendizagem deve ocorrer de forma _____ e _____, buscando compreender as facilidades e dificuldades de ______ dos conteúdos por parte dos alunos.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

a) Contínua – Progressiva – Assimilação;
b) Contínua – Regressiva – Defenestração;
c) Descontínua – Protetiva – Reverberação;
d) Descontínua – Protelatória – Alusão.

38. O Projeto Político Pedagógico:

I. Não deve servir como instrumento que reflete a proposta educacional da escola;

II. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

Sobre os itens acima:

a) Apenas I está correto;
b) Apenas II está correto;
c) Ambos estão corretos;
d) Ambos estão incorretos.

39. Não é um dos saberes necessários à prática educativa elencados por Paulo Freire:

a) Ensinar exige tomada consciente de decisões;
b) Ensinar exige liberdade e autoridade;
c) Ensinar exige indisponibilidade para o diálogo;
d) Ensinar exige saber escutar.

40. Sobre inclusão é incorreto afirmar:

a) Trata-se de conceito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais;
b) Inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação como exige a Constituição;
c) O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos;
d) É inviável sua aplicação pela via da transformação das escolas.



GABARITO 

1- D

2-A
3-B
4-A
5-B
6-C
7-A
8-D
9-A
10-D
11-B
12-D
13-B
14-B
15-D
16-A
17-A
18-A
19-D
20-C
21-C
22-B
23-D
24-A
25-C
26-C
27-D
28-B
29-A
30-B
31-D
32-A
33-C
34-A
35-B
36-D
37-A
38-B
39-C
40-D

Comentários

  1. Nossa amei,sou nova na area trabalho a 8 mess com o d. Infantil e pretendo presrar concursi assim que tiver se vc puder me ajudar estou perdida sem saber o certo o que estudar . Obrigada

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    1. Olá!! Tudo bem? Estude as leis, pois sabemos que sempre caem, como a Constituição na parte que fala somente de educação, a LDBEN e o ECA, é importante estudar tbm os autores que sempre caem, como Piaget, Vigostky, Paulo Freire, Mantoan, Telma Weisz e Délia Lerner. Bons estudos!!!

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