PROJETO - “BONECAS ARTESANAIS: UM ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS POSITIVOS NA UTILIZAÇÃO DE BONECAS COM PROPÓSITO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA AFIRMAÇÃO DE DIVERSIDADES”

“Ofereça às crianças bonecas de diferentes raças e culturas, com as quais ela possa se identificar.” 

“É fundamental para o professor, assumir o critério da diversidade e disponibilizar bonecas negras e indígenas para as crianças usarem nas brincadeiras de casinha…” 

Zilma Ramos de Oliveira 

 Na obra "O trabalho do professor na educação infantil", a autora Zilma R. de Oliveira fala da importância dos professores disponibilizarem bonecas de várias raças para as crianças brincarem, pois assim elas terão seus padrões de referência alargados ao entrar em contato com as diversidades. Segundo a autora, o professor é responsável por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura. Mas será que os bonecos e bonecas presentes nas escolas contribuem para afirmar as diversidades? Ou são apenas bonecas brancas e loiras dos olhos azuis? É importante que as crianças conheçam outras raças e culturas mas também se identifiquem com aquilo que estão brincando. Os professores dificilmente encontrarão bonecos diversos em suas salas de aula para as crianças brincarem, mas as bonecas artesanais estão aqui para contribuir com esse processo. E para começar, vamos entender um pouco de onde surgiram as bonecas...  

 DE ONDE SURGIRAM AS BONECAS 

 Pode ser de pano, madeira, plástico, porcelana… As bonecas são grandes companheiras em toda a infância, e muitas vezes além dela! Ao lembrarmos de quando éramos crianças, com certeza iremos nos lembrar de algum momento ou brincadeiras utilizando-as. 
 A boneca é um dos brinquedos mais antigos que existe, e em diversos lugares, ela se originou a partir de diversas tradições. As primeiras bonecas registradas, datam de 5 mil anos atrás, na civilização Babilônica e no Egito antigo, onde elas eram feitas de madeira e tinham um significado místico. 

No Egito, elas eram colocadas nos caixões, pois para alguns, elas serviriam para as crianças brincarem após a morte.

 Na Grécia Antiga, as noivas entregavam suas bonecas à deusa Ártemis, como símbolo do fim da infância. 

 Durante o século XV na Alemanha, as bonecas passaram a ter sua utilização comercial. 
Na mesma época, em Paris, elas passaram a ser criadas reproduzindo as características das mulheres locais.

 Nos séculos XX e XXI, as inovações tecnológicas deram origem às bonecas com tamanho e fisionomias de um bebê. 

 Os primeiros bonecos japoneses foram os Haniwa, estatuetas encontradas em tumbas pré-históricas. 

 A tradição do povo Mfengu, que habita o sul da África, é de oferecer a cada jovem uma boneca, que será dada ao primeiro filho que a jovem tiver. 

Em 1937, foi inaugurada a Estrela, primeira fábrica brasileira de brinquedos. O seu primeiro produto foi uma boneca de nariz arrebitado, medindo 38 centímetros.

 A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR COM AS BONECAS
Durante a infância, muitas habilidades cognitivas e sociais são formadas, e é através das brincadeiras que isso acontece. Ao brincar com bonecas, as crianças são incentivadas a pensar sobre outras pessoas e a forma como podem interagir, desenvolvendo assim, o sentimento de empatia. Segundo o site Canguru News, ao desenvolver a empatia, a criança se torna um adulto mais propenso a ser solidário, respeitar o próximo e lidar com as diferenças, habilidades importantes para a vida em sociedade. 
É importante lembrar que os estímulos que a criança tem na infância são essenciais para formar habilidades ao longo de sua vida. As bonecas são uma representação da própria criança que brinca com ela, e dessa forma, permite que ela compreenda melhor a si mesma, o ambiente e as pessoas da comunidade na qual ela está inserida. 

 A DIVERSIDADE DE BONECAS IMPORTA 

 A falta de representatividade na infância, gera impacto na autoestima e construção da identidade das crianças. Em 2019, a Barbie lançou em sua coleção Fashionistas, bonecas com deficiência física, sendo duas cadeirantes-uma loira e outra negra, e também outra boneca com prótese na perna. Para a fabricante Mattel, essa é uma forma das crianças se sentirem representadas. Segundo o site da revista Exame: "Mattel inova ao trazer a diversidade e representar diferentes tipos de pessoas. No lançamento há, por exemplo, boneca com vitiligo, uma sem cabelo, uma negra com prótese dourada na perna e um boneco Ken de cabelos longos." Bonecas com deficiências físicas foram introduzidas na linha Fashionistas em 2019 em colaboração com a ativista, designer e autora, Jordan Reeves, que aos 12 anos desenvolveu soluções que ajudam crianças com deficiências. É preciso garantir a possibilidade da criança se reconhecer nas bonecas, personagens, livros, e proporcionar a essas crianças um desenvolvimento saudável de sua autoestima e construção da identidade. Mas será que esse tipo de brinquedo é acessível e disponível a todas as crianças? O preço de uma boneca dessa, varia entre 180 a 250 reais.
Fonte: Mattel

     Ao brincar, as crianças aprendem sobre a cultura onde estão inseridas, por isso, os brinquedos possuem importância nesse processo. E as bonecas, por representarem corpos, precisam mostrar a diversidade de corpos presentes em nossa sociedade, deixando um pouco de lado o padrão de bonecas brancas e loiras. Segundo o site DW, enquanto a indústria engatinha, o artesanato parece estar um passo à frente em representatividade, isso se dá, pois o artesanato também é uma forma de resistência. Com o olhar um pouco mais atento, percebemos que os bonecos também possuem padrões estereotipados, sempre com corpos fortes, musculosos e prontos para um conflito. 

 De acordo com o site do Jornal Correio 24 horas, apenas 6 em cada 100 bonecas produzidas pela indústria são negras. No site de brinquedos associados à Abrinc, de 1093 bonecas, apenas 70 eram negras. O que as crianças pensam ao se depararem com uma diversidade de bonecas, mas não encontrarem uma que seja parecida consigo? A pesquisa “Cadê nossa boneca?” da Avante – Educação e mobilização Social, mostra que o assunto não diz respeito apenas sobre bonecas, mas sobre o papel da representatividade, especialmente durante a infância. É possível observar a representatividade nos meios de comunicação, mídias, empresas, mas as indústrias ainda não se atentaram a esse fato, e apesar de a população negra ser maioria em nossa sociedade, as bonecas negras ainda são consideradas “raras”. 

 O brincar é parte da educação, sendo assim, quanto mais diversas forem as bonecas, mais contato com a diversidade as crianças vão ter. E é na infância que a criança conhece e têm contato com a sociedade em que está inserida. Ao perceber que todos somos diferentes, as crianças aprendem a respeitar o ser humano do jeito que ele é. 

No site da "Cotiplás" Indústria e comércio de Art. Plásticos, na página de lançamentos, de 13 bonecas encontradas, 3 são negras e 10 são brancas. 
Site: loja.cotiplas.com.br/cotiplas/lancamentos/bonecas 

No site da "Estrela" , na página de bonecas: estrela.com.br/bonecas , de 31 bonecas,  5 são negras. 

O intuito dessa pesquisa, é mostrar como o artesanato contribui para afirmar as diversidades, pois as indústrias preferem repetir os padrões de bonecas brancas e loiras, até mesmo indústrias brasileiras. Essa representatividade não falta somente em relação a cor de pele, mas também às deficiências e características das crianças. A criança ruiva, japonesa, alta, baixa, deficiente, todas precisam ser representadas. 

Sendo assim, foram distribuídas em duas escolas de Rio Preto, 09 bonecas diversas, representando as crianças desses lugares. 
As professoras deixaram as bonecas em lugares acessíveis, onde as crianças puderam brincar e  perceber essas características em comum. 

Após esse momento de observação e conversa, as professoras responderam o seguinte questionário:

1- Quais as características das bonecas presentes na sala de aula?

2- As bonecas disponíveis para as crianças brincarem, demostram e contribuem com a afirmação das diversidades?

3- Qual expressão a criança demonstrou ao perceber uma boneca com as características parecidas com as suas e qual o comentário que a criança fez?

4- O que as crianças de maneira geral acharam das bonecas?

5- Qual diferença eles notaram entre a boneca artesanal e a boneca industrializada? 

BONECAS QUE FORAM ENTREGUES À ARCD:

 BONECAS QUE FORAM ENTREGUES NA ESCOLA PATO DONALD:


A professora Patrícia Biazoli apresentou os bonecos aos alunos no dia 11 de novembro, mostrando as características e diferenças de cada um.Os alunos, juntamente com a professora nomearam os bonecos e, em suas falas, se referiram a eles por seus nomes.


Fala das crianças da escola Municipal Pato Donald:  

Maria Eduarda:
"Eu gostei mais dessa aqui porque ela tem um óculos que nem eu..." 


Fernanda: "Gostei mais da Sara porque ela pode ajudar o Felipe..." 


Lucas: "Gostei do Felipe porque ele tem esse cabelo e essa bengala..."


Liara: "Eu achei o Felipe super legal porque ele vem com uma bengala igualzinho ao real e é muito fofinho..." 


Daniel: "Eu gostei mais desse porque eu gostei do cabelinho dele..." 


A aluna Sophia se sentiu feliz por estar sendo representada pela boneca, que tem os cabelo cacheados igual ao seu. 

Vídeo na íntegra com a fala das crianças:https://youtu.be/pNP5yfNiThY

Pesquisa com as profissionais e artesã do município:

Percorrer todo esse caminho para a construção do projeto foi de grande valia. Tanto as crianças, quanto os profissionais envolvidos, puderam perceber que o artesanato pode contribuir sim para afirmar as diversidades. Não podemos esperar que as indústrias façam essas bonecas, pois a proporção de bonecas brancas e loiras para bonecas com características diversas é muito grande. É preciso que a arte venha intervir e mostrar que é um ato de resistência. As crianças, todas, com s suas características diversas, precisam se sentir representadas e o artesanato possui essa missão, podendo atender hoje mesmo essas demandas tão esquecida pela indústria dos brinquedos.

Referências:

Brinquedos: https://www.brinquedos.com.br/bonecas-de-brinquedo/historia-das-bonecas.html Acesso em 08 de outubro de 2021.

Site DW: https://www.dw.com/pt-br/por-que-a-diversidade-das-bonecas-importa/a-47586054 Acesso em: 07 de outubro de 2021.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O trabalho do professor na educação infantil, São Paulo: Biruta, 2012.

Comentários

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  2. É sobre isso, é sobre iniciativas como essa! Estou encantada em ver o impacto que as bonecas causaram nas crianças, e a importância de vê-los aprendendo sobre a diversidade desde cedo. É através do lúdico que podemos transmitir as nossas crianças, que todos somos diferentes, mas necessários para “preencher” a sociedade. Enquanto assistente social, acredito que devemos apoiar causas como essa, em prol de uma geração com mais empatia e amor! Parabéns pela iniciativa!! 👏👏👏

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